21.10.22

PALESTRA


 

OUTUBRO ROSA NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MORGADO DE MATEUS

 

A Biblioteca Escolar, em parceria com Associação Borboletas aos Montes, sob a coordenação das professoras Celeste Granja e Ana Mota, convidaram o dr. Pedro Araújo para realizar uma palestra sobre o cancro da mama, dirigida aos alunos dos cursos profissionais da Escola Secundária, pais, professores e assistentes operacionais.

A escolha do calendário foi propositada, para que coincidisse com o “Outubro Rosa”, mês de prevenção do cancro da mama, tendo como objetivo, promover a consciencialização e partilha de informações.

 A abertura da palestra ficou a cargo do subdiretor do agrupamento, professor José Alberto Ribeiro. A professora Celeste Granja, membro da Associação Borboletas aos Montes e em representação da enfermeira Alda Claudino, proferiu algumas informações sobre a associação e a sua dinâmica nesta região. A professora Anabela Quelhas, como coordenadora das bibliotecas do agrupamento, referiu o cancro da mama como problema transversal da nossa sociedade, a necessidade que todos têm de estar informados sobre a doença e a sua prevenção, porque a doença não acontece só aos outros.

O dr. Pedro Araújo, especialista em oncologia e trabalhando no Hospital de Vila Real, desenvolveu toda a palestra apoiado na projeção de imagens, para melhor envolver este público juvenil. Saliente-se o rigor da múltipla informação proporcionada, a prevenção, a cirurgia e os tratamentos, numa abordagem científica e sistemática, captando a atenção de todo auditório. No final foram colocadas diversas questões para que todos refletissem, especialmente os jovens, para que se posicionem sempre do lado das soluções e nunca do lado dos problemas, apoiando os seus familiares, sendo solidários, transmitindo esperança e segurança aos seus doentes, favorecendo a parte psicológica, tão importante nesta luta contra o cancro. Elencaram-se alguns mitos existentes e formou-se a consciencialização sobre a parte financeira, tão importante para este combate, porque o rastreio, as cirurgias e tratamentos são muito dispendiosos; avançaram-se números que a maioria dos presentes desconhecia completamente.  A palestra foi um momento de aprendizagem excelente, falando quem sabe, registando-se um agradecimento especial ao dr. Pedro Araújo, que se mostrou disponível para voltar outras vezes.

            Ao longo deste mês, os trabalhos realizados pelas turmas 3º A e B sobre a prevenção do cancro da mama, estão expostos no átrio da biblioteca; um grupo de alunos do Curso de Técnico Auxiliar de Saúde, criaram porta-chaves e marcadores de livros e ofereceram ao convidado e ao público presente. Registe-se um agradecimento às assistentes Margarida Guedes e Leonor Mourão como facilitadoras de toda a logística.

“O caminho faz-se caminhando” diria Fernando Pessoa; e faz-se caminhando, porque não há outro caminho senão o da informação / aprendizagem /prevenção. “Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo.” José Saramago.

 Anabela Quelhas (professora bibliotecária) 







Sem comentários:

Enviar um comentário