5.5.23

GERMANO ALMEIDA

 

Auditório ESMM para os alunos da  turma  D de 12º Ano (professoras Ana Gomes e Marília) e da turma D do 11º ano (professora Carla Pomar).







Encontro com escritores

O Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus teve o prazer de receber três escritores Carlos Nuno Granja (Escola Abade de Mouçós), Minês Castanheira (Escola do Douro) e Germano Almeida (Escola Secundária Morgado de Mateus) no dia 5 de maio de 2023, para se encontrarem com os nossos alunos, ampliando as ligações com a arte de escrever.

O Festival Literário do Douro (5ª edição) proporcionou-nos, mais uma vez, momentos mágicos e construtivos, de cultura e de identidade, com três dos seus convidados - “FLiD vai à escola”.  Ler é uma coisa, conhecer quem escreveu e poder fazer as perguntas que pretendemos, é outra, muito mais significativa e marcante.

As professoras bibliotecárias, apoiadas pelo diretor do agrupamento, coordenadoras de estabelecimento, alguns docentes e o diretor do Espaço Miguel Torga, favoreceram e organizaram os encontros com alunos de vários níveis de ensino, que estudam em três zonas geográficas diferentes. 

Foi num ambiente de festa e de expectativa que Carlos Granja foi recebido na EB Abade de Mouçós. Com apresentação do seu livro “O Bobo da Sorte da Princesa Donzília” a magia aconteceu e três grandes “atores” da EB Abade de Mouçós transformaram- se, com imensa criatividade e muito jeito, levando-nos até ao castelo e ao príncipe trapalhão, ao bobo atabalhoado e à princesa Donzília. Uma história estranha, mas muito, muito alegre. O final serviu para nos conhecermos melhor e perceber que para se ser escritor, o amor e o gosto pela leitura são  os principais  ingredientes.

 A Biblioteca da EB Douro, com a presença de Minês Castanheira, habituada ao bulício das crianças, transformou-se num espaço de quase tertúlia de saberes.  Com a calma e serenidade de uma voz doce, a história escolhida “A Casa da Mosca Fosca” foi revisitada pelos alunos que, embevecidos e muito participativos, perceberam que uma história tão simples pode afinal, ensinar tanto! A Minês ficou rendida aos abraços e sorrisos que recebeu… e não podia ser de outra maneira. A empatia foi imediata e recíproca.

Queremos agradecer ainda a oferta de livros por parte da Minês e do Carlos às Bibliotecas destas escolas.

É a segunda vez que recebemos Germano Almeida na Escola Secundária, desta vez com os alunos do ensino secundário, que lhe colocaram diversas questões ligadas ao mundo da leitura e da escrita, e sobre a sua personalidade. Germano Almeida, com o seu ligeiro e agradável sotaque cabo-verdiano contou diversas estórias, tornando o seu discurso fluente, informal, acolhedor e esclarecedor. Explicou que se assume como um contador de histórias e contou algumas, partilhando um pouco o seu percurso, as suas preferências literárias, a cultura do seu povo e a terra onde nasceu e onde vive, localizada no meio do Atlântico, Cabo Verde.

Três encontros que se revelaram marcantes para estes alunos. Registo gratidão em relação ao Espaço Miguel Torga, que nunca se esquece da componente pedagógica que os seus festivais literários podem ter, proporcionando momentos únicos aos nossos alunos.

Anabela Quelhas e Áurea Pimentel (professoras bibliotecárias)


Sem comentários:

Enviar um comentário