15.11.23

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MORGADO DE MATEUS ACOLHE EXPOSIÇÃO SOBRE ALVES REDOL


 Notícia em Jornal regional  - NOTÍCIAS DE VILA REAL 15/11/2023

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MORGADO DE MATEUS ACOLHE EXPOSIÇÃO SOBRE ALVES REDOL

A Biblioteca Escolar, em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares de Vila Real, exibe a mostra itinerante sobre a vida e obra de Alves Redol, cedida pelo Museu do Neorrealismo de Vila Franca de Xira, terra de nascimento do homenageado.

Pode ser visitada de 13 a 17 de novembro de 2023, durante o horário escolar, na Escola Secundária Morgado de Mateus.

A exposição é formada por 17 painéis com imagens e textos, obedecendo a uma ordem cronológica e o seu conteúdo é acessível aos utilizadores desta escola. Fotografias, cartas, apontamentos, desenhos, cartazes, artigos jornalísticos e excertos de livros são alguns dos materiais que podem ser vistos na exposição.

O escritor Alves Redol (1911-1969) é considerado um dos expoentes máximos do Neorrealismo português; testemunha desde jovem as precárias condições de vida dos trabalhadores rurais, o que mais tarde, irá refletir-se de forma preponderante na sua escrita, expondo de forma realista o desemprego, a fome e a miséria. Aos 15 anos tem uma breve passagem por Angola, trabalhando como operário em Luanda e depois na agricultura, numa fazenda do interior, com o objetivo de conseguir melhores condições de vida futura, porém, a nova realidade é bem diferente, feita de miséria, pobreza e de exploração da mão-de-obra local.

Defensor resiliente dos direitos das classes menos favorecidas, Alves Redol colabora em diversas publicações ideologicamente opostas ao Estado Novo, e escreve crónicas onde aborda a problemática da colonização portuguesa. Empenhado na luta de resistência ao regime salazarista, compreendeu a literatura como forma de intervenção social.

Em ano letivo de comemorar Abril, esta exposição oferece muitas pistas para adquirir conhecimento e refletir sobre a condição humana.

Texto: Anabela Quelhas

Revisão: Sofia Doutel


Sem comentários:

Enviar um comentário