20.11.23

Estudar grego? Porquê e para quê?

 


Estudar grego? Porquê e para quê?

 

          Sempre tive imensa curiosidade sobre a cultura clássica. Depois da experiência com filosofia, quando tomei conhecimento de que a nossa escola oferecia aos alunos do 12º ano aprender grego, não hesitei. Estava na altura de ver a minha curiosidade um pouco mais saciada.

           No início, confesso que achava que não me ia habituar à língua, visto que era a primeira vez que estava a contactar com grego, grego antigo, propriamente dito. No entanto, rapidamente mudei de opinião e confesso que estou a adorar. É uma língua bastante interessante tanto a de nível de grafia, leitura, como a nível sintático, sem esquecer toda a cultura helénica, o berço da civilização ocidental.

         Reconheço que é necessário um empenho extra visto que é uma língua tão complexa, quanto fascinante, apesar de eu não estar a ter dificuldades. Por isso, sinto que tomei a decisão correta quando me matriculei e acredito que, com o meu empenho, chegarei ao final do 12º ano com um conhecimento amplo acerca de grego.

Estudar grego permite-me conhecer pessoas interessantes, que tornam a disciplina mais divertida e elucidativa. Não podíamos pedir melhor que a professora Eugénia Paula, que tenta tornar o estudo da língua mais simples e ao mesmo tempo proporcionar-nos um conhecimento amplo acerca da escrita, gramática, leitura (é a minha parte favorita) e cultura, quer pelos trabalhos que realizamos, quer pelas palestras que nos proporcionou com duas professoras: a professora Luísa Costa e a professora Anabela Quelhas. E quanto eu percebi, não serão as únicas!!!

Espero seriamente que a disciplina continue como opção para os próximos anos, e que os meus colegas que estão no 11º ano façam essa escolha, pois é importante saber a origem da civilização ocidental, e a cultura grega é tão rica  e tão  entusiasmante, que  estudar grega torna-se um imperativo para o desenvolvimento da humanidade .

Aprender grego está a ser extremamente fascinante. Estou a ter uma ótima experiência nesta disciplina.

 

Ana Luísa Pereira da Fonte nº 5  12D

Grego

Sem comentários:

Enviar um comentário